Criar um Site Grátis Fantástico
A Grande Esperança
A Grande Esperança

            A GRANDE ESPERANÇA

A GRANDE ESPERANÇA

ELLEN G. WHITE

Viva com a certeza de que tudo vai terminar bem

 

WHITE, Ellen G. A grande esperança: viva com a certeza de que tudo vai terminar bem. 2ª Edição. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011. Título original: From here to forever. Tradução Hélio L. Grellmann.

 

A vitória da esperança

 

1 - [...] "Então a esperança de salvamento deixou de ser uma miragem para ganhar contornos de uma possibilidade remota". (página 07)

 

2 - "A confirmação de que os mineiros estavam vivos e confiantes de que os técnicos, o governo e todos os envolvidos no resgate fariam os maiores esforços e usariam a melhor tecnologia levou novo ânimo ao Acampamento Esperança, montado pelas famílis, nas proximidades da entrada da mina, logo após o acidente". (páginas 07 e 08)

 

3 - "O Acampamento Esperança ficava cada vez mais agitado, com os familiares acompanhando os trabalhos e a chegada de jornalistas de muitos países para realizar a cobertura do evento" [...] (página 08)

 

4 - [...] "A esperança se fundamenta na fé, mas também se alimenta das evidências da história e das verdades reveladas por Deus, e focaliza o futuro" [...] (página 08)

 

5 - "O livro que você tem em mãos é parte de uma grande campanha desenvolvida nos últimos anos em favor da esperança, com o objetivo de discutir uma visão do futuro para mudar o presente [...] Discutem algumas das questões que mais interessam a todos nós, como: o porquê do sofrimento, a verdadeira paz, a vida após a morte e a vitória final do amor de Deus". (página 09)

 

6 - [...] "Mas entre esses dois extremos cada um de nós tem que viver o seu dia a dia e nesse ponto é que a esperança faz toda a diferença". (página 09)

 

7 - [...] "Quem tem esperança, tem um grande futuro". (página 09)

 

1 Por que existe o sofrimento?

 

1 - "É impossível explicar a origem dos sofriemntos humanos de modo a dar a razão de sua existência" [...] (página 10)

 

2 - "Ao deixar a presença de Deus, Lúcifer saiu difundindo o descontentamento entre os anjos [...] Sendo que os anjos possuem uma natureza santa, Lúcifer insistia em que eles deveriam obedecer unicamente sua consciência" [...] (página 12)

 

3 - [...] "Não foi rebaixado de sua posição elevada, nem mesmo quando começou a apresentar suas pretensões diante dos anjos [...] O descontentamento nunca antes havia sido conhecido no céu [...] Se Lúcifer tivesse feito isso, poderia ter salvo a si mesmo e a muitos anjos" [...] (página 13)

 

4 - "Todas as habilidades de sua mente brilhante foram então dedicadas ao engano, a fim de conseguir  a simpatia dos anjos" [...] (página 13)

 

5 - [...] "Era sua tática deixar os anjos perplexo ao utilizar argumentos enganosos a respeito dos propósitos divinos" [...] (página 14)

 

6 - "Deus, em Sua sabedoria, permitiu a Satanás continuar sua obra, até que a atitude de desafeição amadurecesse e se tornasse uma visível revolta" [...] (página 14)

 

7 - [...] "Em resultado disso, o grande rebelde e seus seguidores foram banidos do Céu (veja Apocalipse 12:7-9)". (página 16)

 

8 - "Banindo Satanás do Céu, Deus demonstrou Sua justiça e honra" [...] (página 16)

 

9 - [...] "Mas a penalidade da lei recaiu sobre Jesus, que era igual a Deus, permitindo ao ser humano aceitar a salvação e, através de arrependimento e humildade, triunfar sobre o poder de Satanás". (página 17)

 

10 - "Mas não foi meramente para salvar o ser humano que Cristo veio à Terra e aqui morreu" [...] (página 17)

 

2 Esperança de triunfo

 

1 - [...] "A vitória de Cristo possibilita nossa vitória" [...] (página 21)

 

2 - "Anjos de Deus e espíritos maus são apresentados claramente na Bíblia e estão relacionados com a história humana. Os santos anjos, que trabalham por 'aqueles que hão de herdar a salvação' (Hebreus 1:14), são considerados por muitos como espíritos dos mortos" [...] (página 22)

 

3 - "Antes da criação do ser humano, já existiam anjos, porque, quando a Terra foi criada, 'as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam' (Jó 38:7). Após o surgimento do pecado, anjos foram enviados para guardar a árvore da vida, antes que qualquer ser humano tivesse morrido". (página 22)

 

4 - "Diz o profeta: 'Ouvi a voz de muitos anjos', que 'rodeavam o trono' de Deus (Apocalipse 5:11). Eles estão na presença do Rei dos reis; são 'anjos poderosos, que obedecem à Sua [de Deus] palavra' (Salmo 103:20). O apóstolo fala sobre 'milhares de milhares de anjos em alegre reunião' (Hebreus 12:22) [...] O anjo que apareceu no túmulo do Salvador, tendo o rosto 'como um relâmpago', fez com que os guardas tremessem e ficassem 'como mortos' (Mateus 28:3, 4). (página 22)

 

5 - "Os anjos são enviados com o objetivo de mostrar aos filhos de Deus o Seu amor [...] Dessas maneiras os santos anjos têm trabalhado em favor do povo de Deus. (páginas 22 e 23)

6 - "Cada seguidor de Cristo possui um anjo da guarda. 'O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que O temem, e os livra' (Salmo 34:7). Disse o Salvador a respeito daqueles que creem nEle: 'Os anjos deles nos Céus estão estão sempre vendo a face de Meu Pai celeste' (Mateus 18:10). O povo de Deus, exposto à maldade do príncipe das trevas, tem garantida a constante proteção dos anjos [...] (página 23)

 

7 - "Espíritos maus, que foram criados sem pecado, tinham a mesma natureza, poder e glória que os anjos santos que hoje são os mensageiros de Deus. Mas, desde o momento em que pecaram, estão unidos para desonrar a Deus e destruir os seres humanos [...] (página 23)

 

8 - "A história do Antigo Testamento menciona a existência desses seres, mas durante o tempo de Cristo os espíritos maus mostraram o seu poder de modo mais intenso [...] (página 23)

 

9 - [...] "Cristo reconheceu a presença direta e a atuação dos espíritos maus [...] Diante da ordem de Jesus, os anjos maus se afastaram de suas vítimas, deixando-as controladas, inteligentes e dóceis". (páginas 23 e 24)

 

10 - "Ninguém enfrenta maior perigo do que aqueles que negam a existência do diabo e de seus anjos [...] (página 24)

 

11 - [...] "Mas aqueles que seguem a Cristo estão sempre seguros sob Sua proteção [...] (página 25)

 

3 Seduções perigosas

 

1 - [...] "Muitos que não têm verdadeira fé em Deus concordam com alguns princípios da verdade e aparentam ser cristãos, e assim estão aptos para introduzir seus erros como doutrinas bíblicas. Satanás sabe que a verdade, recebida por amor, santifica a vida [...] A idéia de que é sem importância uma fé religiosa correta não era apoiada por aqueles santos defensores da verdade". (páginas 27 e 28)

 

2 - [...] "A Bíblia inteira deve ser apresentada às pessoas tal como é". (página 28)

 

3 - [...] "Ele é bem-sucedido em substituir a Bíblia por especulações humanas; a lei de Deus é posta de lado; e as igrejas se acham escravizadas pelo pecado, embora declarem estar livres". (páginas 28 e 29)

 

4 - "O conhecimento humano é parcial e imperfeito; portanto, muitos são incapazes de harmonizar seus pontos de vista científicos com a Bíblia [...] (página 29)

 

5 - [...] "Satanás está pronto a atender o desejo do coração, e apresenta seus enganos em lugar da verdade [...] E, ao rejeitarem a verdade, visto que ela implica em sacrfício, os evangélicos estão seguindo o mesmo caminho. Todos aqueles que procuram conveniências e estratégias para não se acharem em desacordo com o mundo, aceitaram 'heresias destruidoras' (2 Pedro 2:1) como se fossem verdade" [...] (páginas 29 e 30)

 

6 - "Outro erro é a doutrina que nega a divindade de Cristo, afirmando que Ele não existia antes de Sua vinda ao mundo [...] Ninguém que alimente esse erro pode ter uma compreensão correta do caráter ou missão de Cristo, nem do plano de Deus para a salvação do ser humano". (página 30)

 

7 - "Ainda outro erro é a crença de que Satanás não é um ser pessoal, mas que esse nome é utilizado nas Escrituras meramente para representar os maus pensamentos e desejos humanos". (página 30)

 

8 - "Os erros da teologia popular têm levado muitas pessoas ao ceticismo [...] Sendo que esses erros são apresentados como ensinos da Bíblia, essas pessoas se recusam a recebê-la como a Palavra de Deus". (página 31)

 

9 - "A Bíblia é olhada com desconfiança pelo fato de reprovar e condenar o pecado [...] Outros, tão apegados à comodidade que não realizam qualquer coisa que exija esforço ou sacrifício, tentam conquistar fama de sabedoria superios ao criticarem a Bíblia". (página 31)

 

10 - "Muitos pensam ser virtude manifestar descrença e ceticismo [...] Muitos têm prazer em encontrar na Bíblia alguma coisa que confunda a mente dos outros" [...] (página 31)

 

11 - "Deus deu em Sua Palavra evidência suficiente de que ela possui origem divina" [...] (página 32)

 

12 - [...] "Satanás sabe que a pessoa mais frágil que permanece em Cristo é mais do que suficiente para competir com as hostes das trevas" [...] (página 33)

 

4 Vida para sempre

 

1 - "A árvore da vida possuía o poder de perpetuar a vida. Adão poderia ter continuado a desfrutar de livre acesso àquela árvore, e assim teria vivido para sempre. Quando pecou, entretanto, foi afastado da árvore da vida e tornou-se sujeito à morte [...] É verdade que 'a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram' (Romanos 5:12), mas Cristo 'trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho' (2 Timóteo 1:10) [...] 'Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida' (João 3:36)". (página 35)

 

2 - "O mal tem sido promovido através da heresia do tormento eterno" [...] (página 37)

 

3 - "O tormento eterno é uma das falsas doutrinas, o vinho das abominações que 'Babilônia' faz todas as nações beberem (veja Apocalipse 14:8; 17:2)" [...] (página 37)

 

4 - "Muitas pessoas são levadas ao erro oposto: percebem que a Bíblia representa Deus como um Ser de amor e compaixão, e não conseguem crer que Ele envie Suas criaturas às labaredas de um inferno a arder eternamente" [...] (página 37)

 

5 - [...] "Todo esse sacrifício foi feito para que os pecadores pudessem ser salvos" [...] (página 38)

 

6 - [...] "Como eles poderiam entrar no Céu, para morar eternamente com aqueles a quem odiaram na Terra? [...] Que fonte de alegria poderia o Céu oferecer para aqueles que se acham absorvidos em interesse egoístas?" (página 40)

 

7 - [...] "Jamais aprenderam a linguagem do Céu" [...] (página 40)

 

8 - "Uma vida de rebeldia contra Deus os desqualificou para o Céu [...] Sua exclusão do Céu é espontânea, da parte deles, e justa e misericordiosa da parte de Deus" [...] (página 40)

 

9 - [...] "Enquanto que a vida é a herança dos justos, a morte é o destino dos ímpios" [...] (página 40)

 

10 - [...] "Porém, existe uma distinção entre os dois grupos de pessoas que ressucitam" [...] (página 41)

 

11 - "Assim será o fim do pecado" [...] (página 41)

 

5 Falsa esperança

 

1 - "Ao apresentar os mais infames seres humanos como se estivessem no Céu, Satanás está dizendo ao mundo: 'Não importa se você crê ou não em Deus e na Bíblia" [...] (página 48)

 

2 - [...] Satanás está fazendo o mundo crer que a Bíblia é mera ficção, um livro adequado às eras primitivas, mas que hoje deve ser considerado antiquado" [...] (página 49)

 

3 - [...] "Agora, ele pretende aceitar a Cristo e a Bíblia [...] Fábulas levam as pessoas a rejeitar a bíblia como o fundamento de sua fé" [...] (página 49)

 

4 - [...] "Aqueles que desejam sobreviver a este tempo de perigo, devem compreender por si mesmos o ensino da Palavra de Deus". (página 50)

 

5 - "Todos aqueles que não viverem de acordo com a fé estabelecida na Plavra de Deus, serão enganados e vencidos [...] Mas aqueles que desejam conhecer a verdade e se tornar puros através da obediência, encontrarão um refúgio seguro no Deus da verdade. O Salvador estaria mais pronto a enviar todos os anjos do Céu para proteger Seu povo do que deixar a pessoa que confia em Deus ser vencida por Satanás" [...] (páginas 50 e 51)

 

6 - [...] "Sentem grande compaixão por pessoas que supostamente têm a mente tão estreita e são frágeis e supersticiosas por reconhecerem as reivindicações da lei de Deus" [...] (página 51)

 

7 - [...] "'Sereis como Deus, sabendo o bem e o mal' (Gênesis 3:4,5, ARC) [...] Diz o profeta: 'Vi [...] espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso' (Apocalipse 16:13, 14)". (página 51)

 

8 - "Com exceção daqueles que são protegidos pelo poder de Deus, pela fé em Sua Palavra, o mundo todo será envolvido por esse engano" [...] (página 51)

 

6 A paz verdadeira

 

1 - [...] "Apesar disso, os resultados não demonstram que houve aumento correspondente da verdadeira espiritualidade" [...] (página 53)

 

2 - "Apesar do generalizado declínio da fé, há verdadeiros seguidores de Cristo nessas igrejas" [...] (página 53)

 

3 - [...] "Haverá um estímulo emotivo, mistura do verdadeiro com o falso, muito apropriado para iludir". (página 54)

 

4 - "Muitos guias religiosos afirmam que Cristo, em Sua morte, aboliu a lei. Alguns a representam como um pesado fardo e, em contraste com a 'escravidão' da lei, apresentam a 'liberdade' que pode ser desfrutada através do evangelho". (páginas 54 e 55)

 

5 - "Porém, não era assim que os profetas e apóstolos consideravam a santa lei de Deus. Escreveu Davi: 'Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os Teus preceitos' (Salmos 119:45). O apóstolo Tiago se refere aos Dez Mandamentos como 'a lei perfeita, que traz a liberdade' (Tiago 1:25)" [...] (página 55)

 

6 - "Se tivesse sido possível mudar a lei ou deixá-la de lado, Cristo não precisaria ter morrido para salvar o ser humano da penalidade do pecado. O Filho de Deus veio para 'tornar grande e gloriosa a Sua lei' (Isaías 42:21). Disse Jesus: 'Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. [...] Enquanto existerem céus e Terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço' (Mateus 5:17, 18). A respeito de Si próprio, Cristo declara: 'Tenho grande alegria em fazer a Tua vontade, ó Meu Deus; a Tua Lei está no fundo do Meu Coração' (Salmo 40:8)". (página 55)

 

7 - "A lei de Deus não muda, pois é uma revelação de Seu caráter. Deus é amor, e Sua lei também o é. 'O amor é o cumprimento da Lei' (Romanos 13:10). Diz o salmista: 'A Tua lei é a verdade'; 'Todos os Teus mandamentos são justos' (Salmo 119:142, 172). Paulo declara: 'A Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom' (Romanos 7:12). Uma lei assim precisa ser tão duradoura quanto o seu Autor". (página 55)

 

8 - "O objetivo da conversão e santificação é reconciliar as pessoas com Deus, pondo-as em harmonia com os princípios de Sua lei. Logo depois da criação, o ser humano estava em perfeita harmonia com a lei de Deus [...] O coração estaria em guerra contra os princípios da lei de Deus. 'A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo' (Romanos 8:7)" [...] (páginas 55 e 56)

 

9 - "O primeiro passo na reconciliação com Deus é estar convicto do pecado. 'Pecado é a transgressão da Lei' (1 João 3:4). 'É mediante a Lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado' (Romanos 3:20)" [...] (página 56)

 

10 - "A lei revela ao ser humano os seus pecados, mas não provê uma solução [...] Somente o evangelho de Cristo pode livrá-lo da condenação ou contaminação do pecado [...] Assim ele obtém perdão pelos 'pecados anteriormente cometidos' (Romanos 3:25) e se torna filho de Deus". (página 56)

 

11 - "O desejo de estar em paz com Deus levou Martinho Lutero a se tornar um monge [...] Suportou pacientemente a humilhação, porque acreditava que isso era necessário para receber o perdão de seus pecados". (página 56)

 

12 - "Lutero tinha uma vida bastante rígida e tentava controlar sua natureza pecaminosa por meio de jejuns, vigílias e penitências" [...] (página 56)

 

13 - "Quando Lutero pensava que tudo estava perdido, Deus lhe enviou um amigo. Staupitz abriu a Palavra de Deus a Lutero e orientou-o a não olhar para si mesmo, mas para Jesus [...] Confie nEle, na santidade de Sua vida, no perdão adquirido por Sua morte [...] Essas palavras impressionaram profundamente Lutero" [...] (página 57)

 

14 - "A voz de Lutero foi ouvida nas igrejas, apresentando solenes advertências [...] Lutero aconselhou o povo a não comprar indulgências, mas a olhar com fé para o Salvador que foi crucificado" [...] (página 57)

 

15 - [...] "Quando ocorre essa transformação no pecador, ele passa da morte para a vida, da transgressão e rebelião para a obediência e lealdade" [...] (páginas 57 e 58)

 

16 - [...] "Sendo que a lei de Deus é santa, justa e boa, o caráter formado pela obediência à lei deve ser santo" [...] (página 58)

 

17 - "Essa tarefa pode ser realizada somente pela fé em Cristo, pelo poder do Espírito de Deus habitando em nós [...] A fraqueza humana se une à força divina, e a fé exclama: 'Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo' (1 Coríntios 15:57)". (página 59)

 

18 - "O ensino da Palavra de Deus é contra essa falsa doutrina da fé sem obediência. Não é fé, e sim presunção, pretender a aprovação do Céu sem cumprir as condições necessárias para que a bênção seja concedida (veja Tiago 2:14-24)". (página 60)

 

19 - [...] "'Purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus' (2 Coríntios 7:1)". (página 61)

 

20 - [...] "Os brilhantes raios do Sol da justiça resplandecem sobre os servos de Deus, e estes devem refletir Seus raios [...] Da mesma forma, os cristãos devem mostrar que, no trono do Universo, há um Deus cujo caráter é digno de louvor e imitação" [...] (página 62)

 

21 - "É privilégio de cada um viver de tal maneira que Deus o aprove e abençoe [...] Podemos ir a Jesus e ser purificados, permanecendo diante da lei de Deus sem desonra ou remorso". (páginas 62 e 63)

 

22 - "Por meio de Jesus, os decaídos filhos de Adão se tornam 'filhos de Deus' [...] A vida cristã deve ser de fé, vitória e alegria em Deus [...] Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus' (1 Tessalonicenses 5:16-18)". (página 63)

 

23 - [...] "Pelo fato de os grandes princípios da justiça apresentados na lei de Deus serem considerados com tanta indiferença é que esses frutos são tão raramente testemunhados" [...] (página 63)

 

24 - [...] "Negligenciando os preceitos sagrados, nos quais Deus revelou aos seres humanos a perfeição e santidade de Seu caráter, e atraindo a mente do povo a teorias e ensinos humanos, o que poderá haver de estranho no declínio da espiritualidade na igreja? Somente à medida que a lei de Deus for restabelecida à sua posição correta, poderá haver avivamento da primitiva fé e espiritualidade entre o Seu povo". (página 63)

 

7 Nossa única segurança

 

1 - "Cristo sabia que no futuro seria exaltada a autoridade humana com o objetivo de controlar a consciência, o que tem sido uma terrível maldição em todas as épocas [...]" (página 65)

 

2 - "O primeiro e maior dever de todo ser racional é aprender na Bíblia o que é a verdade, e então andar na luz e estimular outros a imitar o seu exemplo [...]" (página 67)

 

3 - "A Bíblia jamais deve ser estudada sem oração [...] As tentações muitas vezes parecem irresistíveis, porque a pessoa tentada não consegue recordar facilmente as promessas de Deus e enfrentar Satanás com a arma da Bíblia [...]" (página 67 e 68)

 

8 Em defesa da verdade

 

1 - " Isaías assim predisse a obra de restauração do sábado, que seria realizada nos últimos dias: 'Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a Minha salvação está perto, e logo será revelada a Minha retidão [...]" (página 71)

 

2 - "Desde aquele tempo até o presente, o sábado tem sido guardado [...]" (página 73)

 

3 - "Quando as exigências do sábado foram apresentadas, muitos disseram: 'Sempre guardamos o domingo, nossos pais o observaram, e muitas pessoas boas morreram felizes enquanto o guardavam [...] O que pode um pequeno grupo, guardando o sábado, esperar fazer contra todo o mundo que guarda o domingo? [...]" (página 73)

 

4 - "[...] Contra esse argumento foi mostrado que o sábado e sua observância eram ainda mais antigos - na verdade tão antigos quanto o próprio mundo - e estabelecidos pelo Deus eterno." (página 74)

 

5 - "Na ausência de prova bíblica, muitos insistiam: 'Por que nossos grandes líderes não compreendem a questão do sábado? [...]" (página 74)

 

6 - "Aqueles exemplos de santidade e inabalável integridade despertam coragem nos que hoje são chamados a levantar-se como testemunhas de Deus [...]" (página 75)

 

7 - "[...] O mundo deve as grandes transformações a pessoas de princípios, fé e ousadia [...]" (página 75)

 

9 Esperança real

 

1 - "A vinda do Senhor tem sido em todos os tempos a esperança de Seus verdadeiros seguidores. Em meio a sofrimento e perseguição, 'a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo', foi a 'bendita esperança' (Tito 2:13) [...]" (página 77)

 

2 - "Dos calabouços, das fogueiras, das forcas, onde os santos e mártires testemunharam da verdade, vem através dos séculos a voz de sua fé e esperança [...] Os valdenses acalentavam a mesma esperança [...] Essa foi a esperança da igreja apostólica, da igreja na Idade Média e dos reformadores." (página 78)

 

3 - "O inimigo estuda os segredos da natureza e utiliza o seu poder para dirigir os elementos, tanto quanto Deus o permite. É Deus quem protege do destruidor as Suas criaturas [...] O inimigo ajudará e fará prosperar alguns, para atingir seus objetivos; trará calamidade sobre outros, e levará as pessoas a crerem que é Deus quem provoca esses males." (página 81)

 

4 - "Em certo momento, o enganador convencerá as pessoas a culparem aqueles que obedecem os mandamentos de Deus por todos os problemas que ocorrem. Será dito que as pessoas estão desagradando a Deus pela violação do domingo, que esse pecado provocou calamidades que não acabarão antes que sua observância seja aceita." (página 81)

 

5 - "Aqueles que honram o sábado bíblico serão acusados de ser inimigos da lei e da ordem, destruidores das restrições morais da sociedade, causadores da anarquia e corrupção e aqueles que atraem os juízos de Deus sobre a Terra [...]"(página 82)

 

6 - "[...] No conflito prestes a ocorrer, veremos o cumprimento das palavras do profeta: 'O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus' (Apocalipse 12:17)." (página 82)

 

7 - "Servos de Deus, com o rosto iluminado e brilhando de dedicação ao Senhor, irão de um lugar a outro para proclamar a mensagem do Céu [...]" (página 82)

 

8 - "A mensagem será levada não tanto por argumentos, mas pela convicção profunda produzida pelo Espírito Santo [...] União familiar e relações religiosas são incapazes de impedir os sinceros filhos de Deus [...]" (páginas 82 e 83)

 

9 - "Aqueles que honram a lei de Deus serão considerados como a causa da terrível contenda  e desastres que enchem a Terra de pavor. O poder com que é proclamada a última mensagem de Deus encherá os ímpios de raiva, e Satanás despertará ódio e perseguição contra todos os que aceitam essa mensagem." (página 83)

 

10 - "O tempo de dificuldade e angústia que está à nossa frente exigirá uma fé que possa suportar o cansaço, a demora e a fome. Uma fé que não desanime ainda que severamente testada. A vitória  de Jacó mostra o poder que existe na oração perseverante (veja Gênesis 32:23-30) [...] Quando ondas de desespero arrastam a pessoa que está orando, quão poucos se paegam com fé às promessas de Deus!" (página 83)

 

11 - "Como o auge do engano, o próprio Satanás aparecerá como se fosse Cristo [...]" (página 83)

 

12 - "[...] Esse é um poderoso engano, quase invencível." (página 84)

 

13 - "Mas o povo de Deus não será enganado [...] O Salvador advertiu Seu povo contra o engano nesse aspecto: 'Aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos [...]" (página 84)

 

14 - "Somente aqueles que são dedicados estudiosos da Bíblia e amam a verdade estarão protegidos dos poderosos enganos que seduzem o mundo [...] Precisamos refletir: O povo de Deus está tão bem estabelecido em Sua Palavra que não venha a ceder à evidência dos sentidos? [...]" (página 84)

 

10 O grande resgate

 

1 - "[...] Os perdidos contemplam a cena com terror, enquanto que os justos veem os sinais de seu livramento [...]" (página 86)

 

2 - "Disse o profeta Isaías: 'Naquele dia os homens atirarão aos ratos e aos morcegos os ídolos de prata e os ídolos de ouro, que fizeram para adorar [...]" (página 87)

 

3 - "[...] 'Em Seu manto e em Sua coxa está escrito este título: Rei dos reis e Senhor dos senhores' (Apocalipse 19:16)." (página 88)

 

4 - "O Rei dos reis desce sobre a nuvem, envolto em fogo flamejante [...]" (página 89)

 

5 - "'Então os reis da Terra, os príncipes, os generais, os ricos, os poderosos todos, escravos e livres, esconderam-se em cavernas e entre as rochas das montanhas [...]" (página 89)

 

6 - "[...] Eles procuram fugir da presença do rei dos reis." (página 90)

 

7 - "A voz do Filho de Deus chama os salvos que dormem. Por toda a Terra os mortos ouvirão aquela voz, e os que a ouvirem viverão - um grande exército de toda nação, tribo, língua e povo [...]" (página 90)

 

8 - "[...] Diante da voz de Deus, tornam-se imortais, e com os salvos ressuscitados sobem para encontrar seu Senhor nos ares [...] Amigos há muito tempo separados pela morte reúnem-se, para nunca mais se separarem, e com cânticos de alegria sobem juntos para a cidade de Deus." (página 91)

 

9 - "Diante da multidão de resgatados está a cidade santa [...]" (página 91)

 

10 - "[...] Adão e Jesus, o 'segundo Adão' (veja 1 Coríntios 15:45, 47), estão prestes a se encontrar [...] Quando Adão percebe os sinais dos pregos, lança-se em humilhação aos pés de Jesus [...]" (página 92)

 

11 - "A vida de Adão havia sido cheia de tristeza [...] Agora, através da cruz, Adão é reintegrado ao Éden." (página 92)

 

12 - "[...] Adão contempla uma multidão de sua família resgatada [...] A família de Adão lança suas coroas aos pés do Salvador, inclinando-se perante Ele em adoração. Anjos choraram quando Adão pecou e se alegraram quando Jesus abriu a sepultura de todos os que creram em Seu nome [...]" (página 93)

 

13 - "[...] Participaram dos sofrimentos de Cristo e estão habilitados a participar de Sua glória." (página 94)

 

14 - "[...] O Rei da glória enxugou todas as lágrimas [...] 'Louvo e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre' (Apocalipse 7:10, 12)." (página 94)

 

15 - "[...] Com nossa mente finita, podemos entender de forma muito superficial a vergonha e a glória, a vida e a morte, a justiça e a misericórdia que se encontram na cruz [...]" (página 94)

 

16 - "A cruz será o cântico dos salvos por toda a eternidade [...]" (página 95)

 

17 - "O mistério da cruz explica todos os outros mistérios [...]" (página 95)

 

11 A vitória do amor

 

1 - "[...] Não é o amor que inspira essa declaração [...]" (página 96)

 

2 - "Com precisão militar as fileiras avançam juntas pela rachada superfície da Terra, em direção à cidade de Deus [...]" (página 98)

 

3 - "[...] Sobre este assenta-Se o Filho de Deus, e ao redor estão os súditos de Seu reino [...]" (página 98)

 

4 - "[...] Em seguida, estão aqueles que aperfeiçoaram o caráter em meio de falsidade e incredulidade, que honraram a lei de Deus quando o mundo a considerava anulada, e os milhões de todas as épocas, que se tronaram mártires pela sua fé [...]" (página 98)

 

5 - "[...] A nota fundamental de todo o cântico é: A salvação pertence ao nosso Deus e ao Cordeiro." (página 98)

 

6 - "[...] E agora, investido de majestade e poder supremos, o Rei dos reis pronuncia a setença sobre os rebeldes que desobedeceram Sua lei e orpimiram Seu povo [...]" (página 98)

 

7 - "[...] Não existe ninguém para defender a causa dos perdidos; encontram-se sem desculpa; e a setença de morte eterna é pronunciada contra eles." (página 100)

 

8 - "Satanás parece paralisado [...]" (página 101)

 

9 - "[...] Mas agora é chegado o tempo em que devem ser revelados a história e o caráter de Satanás [...]" (página 101)

 

10 - "Satanás vê que sua rebelião voluntária o desqualificou para o Céu [...]" (página 102)

 

11 - "[...] Os ímpios estão cheios do mesmo ódio a Deus que inspira satanás, mas percebem que seu caso é sem esperança." (página 102)

 

12 - "'Sobre os ímpios Ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescente' (Salmo 11:6) [...]" (página 103)

 

13 - "Os ímpios são punidos de acordo com o que tinham feito (veja Mateus 16:27) [...] Nas chamas, os ímpios são finalmente destruídos, raiz e ramos 9veja Malaquias 4:1); Satanás é a raiz, e seus seguidores são os ramos [...]" (página 103)

 

14 - "[...] Ao mesmo tempo que Deus é um fogo consumidor para os ímpios, para o Seu povo é um escudo (veja Apocalipse 20:6; Salmo 84:11)." (página 103)

 

15 - "[..] Nessas pacíficas planícies, ao lado daquelas correntes vivas, o povo de Deus, durante tanto tempo peregrino e viajante, encontrará um lar." (página 104)

 

16 - "Na nova Terra, o amor e a simpatia que o próprio Deus plantou no coração encontrarão o mais verdadeiro e suave exercício [...]" (página 105)

 

17 - "Ali, com alegria que jamais se cansará, mentes imortais contemplarão as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que salva [...]" (página 105)

 

18 - "Todos os tesouros do Universo estarão abertos aos resgatados por Deus [...]" (página 106)

 

19 - "À medida que passam os anos da eternidade, surgirão mais e mais gloriosas revelações de Deus e de Cristo. Quanto mais os seres humanos aprendem sobre Deus, mais admiram Seu caráter [...]" (página 106)

 

20 - "[...] Desde o minúsculo átomo até o maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeita alegria, declaram que Deus é amor." (página 106)

Translate this Page

Rating: 3.0/5 (569 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página